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terça-feira, 25 de agosto de 2009

A culpa é nossa*!

Quando saímos de casa para trabalhar nos deparamos com um enorme transito, nos forçando a acordar bem mais cedo do que seria necessário para chegar ao nosso destino. Mas você já parou pra pensar de quem é a culpa?
Bem, na verdade é uma bola de neve. Tudo começa porque o sua cidade/Estado/País não tem um transporte público eficiente. Disso acho que muita gente já sabia. O segundo “culpado” são os bancos e as concessionárias que oferecem facilidades inúmeras na hora de comprar o carro tão desejado. E em terceiro e talvez “mais grave” é porque o pobre inventa de comprar carro.
Porque o que esquecemos* é que depois de suar para pagar o valor do carro, entramos num ciclo de gastos que não acabam mais, custo esses que chegam a 40% o valor do veículo.
Para termos uma base desses custos vamos usar como parâmetro de um carro popular que custa R$ 27.000,00.

Primeiramente, os gastos fixos:
IPVA: varia de 2,5% a 5% - o jovem proprietário desse carro popular pagará um IPVA de cerca de R$1.350,00.
Seguro Obrigatório (DPVAT): fabricado em 2009 custa cerca de R$ 89,00/ano.
Seguro: para um jovem com 2 anos de carteira - em torno de R$2.700,00, 10% do valor do veículo.

Gastos Variáveis
Gasolina: média de 30Km/dia em Brasília – R$300,00/mês, cerca de 3.600,00/ano.
Depreciação: com uma estimativa de um carro popular menos depreciado, a depreciação é de 12,4% após 3 anos de uso (pesquisa AutoInforme), ou seja, o carro passaria a valer R$ 23.652,00, uma desvalorização de R$ 3.348,00 em três anos.

Portanto, a manutenção anual de um carro popular de R$ 27 mil não sair por menos de R$ 8.855,00.
Esses valores são apenas os gastos básicos, sem contar é claro com a compra de um som, insulfilme, outros acessórios, eventuais reparos, lavagens, polimento, estacionamento, troca de óleo, balanceamento, etc.

Ainda está animado para comprar um carro?
Ainda acha que pobre deve comprar carro?

*Tradução: pobres.

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